Finalidade e objetivos da Escola

A escola tem por finalidade:
- Aprimorar os conhecimentos preexistentes que os alunos já possuem e poder prepará-los de forma consciente a integrar-se na sociedade.
- Contribuir para a formação integral do aluno, colaborando direta ou indiretamente no desenvolvimento cognitivo, afetivo e perceptivo. Por formação integral, entende-se o pleno desenvolvimento do aluno, como ser participante, inteligente, consciente, crítico e sensível, contribuindo na transformação do ser humano como um todo e da sociedade.
- Ser indivíduo atuante e participativo nas mudanças sociais.

Finalidade e objetivos de cada nível de ensino

Assim, os pontos primordiais para o Ensino Fundamental são:
- Aprendizado contínuo – os estudos não acabam mais na faculdade. O estudante deve estar preparado para aprender continuamente, o que pressupõe um bom conhecimento o saber;
- O domínio da informática. A tecnologia será, cada vez mais, um instrumento cotidiano de múltiplas funções, entre elas a busca de informações;
- O domínio de língua estrangeira – fundamental na globalização, eliminando fronteiras;
- A comunicação fluente – expressar bem as idéias, ler muito e produzir textos são qualidades cada vez mais valorizadas;
- Trabalho em equipe – terá melhor reconhecimento, aquele que for capaz de liderar grupos de trabalho e harmonizar diferentes talentos;
- Versatilizar – num mundo em permanente transformação, os indivíduos precisarão ser ágeis e versáteis, exercitando habilidades e conhecimentos;
- Controle e desenvolvimento das emoções;
- A capacidade de entender a si e aos outros é uma qualidade importantíssima;
- Ética e cidadania – cabe as escolas e aos pais formarem cidadãos com valores sólidos, conscientes de seu papel social.

Metas

- Melhorar o relacionamento aluno-professor;
- Melhorar a aprendizagem;
- Desenvolver a cidadania;
- Trabalhar com orientação sexual e saúde;
- Melhorar o relacionamento com a família: pais e filhos;
- Aumentar a responsabilidade;
- Diminuir a agressividade às pessoas;
- Diminuir a agressividade ao patrimônio;
- Desenvolver a recuperação paralela.

Ensino Médio

- Tem por objetivos fundamentais: desenvolver a coragem para assumir riscos, capacidade para gerar resultados, garra, ambição, habilidades para liderança, disposição para competir, enfim, ter uma ampla visão do mundo atual para enfrentar os desafios da globalização.

Metas

- Formar no aluno um sólido senso crítico;
- Desenvolver ética social e profissional;
- Ampliar conhecimentos sobre meio ambiente;
- Explorar a pluralidade cultural;
- Desenvolver a convivência social;
- Cooperativismo;
- Solidariedade;
- Respeito mútuo;
- Valorização do ser humano.

Organização Curricular

Os currículos do ensino fundamental e médio obedecerão aos parâmetros estabelecidos pela LDB, visando:

Língua Portuguesa:
- Conhecer a estrutura básica da língua portuguesa;
- Saber redigir com clareza e precisão, utilizando o seu próprio vocabulário;
- Empregar corretamente as habilidades de expressão oral e escrita;
- Entender o mundo que o cerca possibilitando através da leitura, redação e debates, a análise, a interpretação e a avaliação do meio em que vive;
- Proporcionar meios de comunicação consciente e fruto de pensamentos organizados.

Matemática:
- Eliminar o ensino centrado em procedimentos mecânicos;
- Estimular o raciocínio;
- Saber interpretar um problema;
- Despertar o interesse pelo cálculo.

História:
- Conhecer a evolução histórica e compreender as bases sócio-econômicas da antigüidade, idade média e idade moderna.
- Despertar o interesse pelo conhecimento das organizações políticas, econômicas e sociais que determinaram as bases da sociedade contemporânea, estimulando uma visão racional da história e suas relações de causa e efeito;
- Trabalhar os fatos históricos no sentido de dar base para um futuro onde o aluno possa interagir na sociedade de maneira não repetir conceitos e até atitudes que levam sofrimento as pessoas e não colaborem para o crescimento social e econômico.

Geografia:
- Capacidade de incentivar o aluno a observar descrever, registrar, explicar, comparar e representar as características do lugar onde vive e de diferentes paisagens e espaços geográficos;
- Entender a importância do estudo da geografia, por que ocorrem mudanças contínuas em seu aspecto e quais os mecanismos que atuam nessas mudanças que nunca param.

Ciências:
- Estimular os experimentos;
- Desenvolver a ecologia, como principal referencial para os estudos ambientais;
- Reconhecer que na natureza tudo é matéria ou energia;
- Desenvolver a interdisciplinaridade promovendo ações curriculares com os outros componentes;
- Conhecer o funcionamento do homem e de outros seres vivos como princípio de respeito a si, ao outro e ao meio ambiente.

Artes:
- Despertar a criatividade;
- Levar o educando a descobrir o significado do que fazem desenvolvendo a percepção estética;
- Estimular o interesse pelas artes tais como: teatro, pintura, música, canto e outros.

Educação Física:
- Levar o aluno a perceber que os esportes e demais atividades corporais não devem ser privilégio de esportistas e de pessoas em condições de pagar academias e clubes;
- Desenvolver a importância das atividades físicas no cotidiano, visando a educação ambiental, saúde e lazer.

Educação de Trânsito:
- Orientar o educando sobre trânsito, as exigências do novo Código Nacional de Trânsito.